A Direção

Mensagem da Direção

A criação da Faculdade de Enfermagem teve sua origem com quando o Curso de Enfermagem teve sua aprovação no Conselho Universitário em 24/08/1976, por Portaria n° 01/1976 da UFPEL, sendo reconhecido pelo Ministério da Educação por Portaria n° 402 de 24.06.1980.

Ao longo dos anos a Faculdade de Enfermagem teve um expressivo crescimento e conviveu com importantes limitações de espaço físico. A ampliação da área física da Enfermagem foi incorporada pelos seus Diretores ao longo de sua trajetória, Profa. Helena Maria da Rocha Conceição, Profa. Hildete Bahia da Luz, Prof. Cláudio Mairan Brazil, Prof. Ari Nunes Assunção, Profa. Elodi dos Santos, Profa. Emília Nalva Ferreira da Silva, Profa. Luciane Prado Kantorski que ao longo dos anos ajudaram esta Faculdade a crescer e empenharam-se para que ela estivesse num espaço físico adequado.

Em 2007, após 21 anos no mesmo espaço físico, no bairro Fragata, enfrentamos as más condições de infra-estrutura do prédio que se converteu na acomodação temporária da parte administrativa na sala ao lado do xerox da medicina e das aulas nas dependências da Faculdade de Educação, Instituto de Sociologia e Política, Hospital da Santa Casa de Misericórdia, etc. E posteriormente, na mudança para a Casa da XV, imóvel alugado pela universidade para solucionar temporariamente as dificuldades que vínhamos enfrentando. Em 12 de abril de 2010 nos instalamos aqui no campus Porto, com cerca de 500 alunos de graduação e pós-graduação – mestrado, além de professores, demais servidores do quadro técnico-administrativo, comunidade atendida em projetos de extensão. Em seguida iniciamos com o curso de especialização em atenção psicossocial, centro de referência para formação de profissionais na área de crack e outras drogas, e na sequência aprovamos o Doutorado em Enfermagem. Enfim, passamos a circular com cerca de 1.000 pessoas nesta Faculdade.

Em nossa trajetória assumimos desafios importantes como a mudança do currículo. Um processo que após dois anos de discussão, oficinas, capacitações, construções coletivas, culminou com o novo Projeto Político-Pedagógico da Graduação em Enfermagem implantado em 2009. Este consistindo numa proposta inovadora de currículo integrado, estruturado por meio de componentes curriculares baseados em habilidades e competências, metodologias ativas, inserção precoce do aluno na prática, visando formar um enfermeiro generalista, crítico e voltado às necessidades do Sistema Único de Saúde. No contexto de avaliações do Ministério da Educação, obtivemos nota 4 nas duas últimas avaliações do ENADE.

Integramos um PRÓ-SAÚDE (juntamente com o curso de nutrição) e um PET –SAÚDE (juntamente com os cursos de medicina, nutrição e odontologia) em parceria com a Prefeitura Municipal e o Ministério da Saúde. Implantamos o Programa de Pós-Graduação Strito-Sensu tendo aprovado o Mestrado em Enfermagem no ano de 2007 e o Doutorado em Enfermagem em 2011. No lato sensu - tivemos três turmas especializações apoiadas financeiramente pelo Ministério da Saúde (duas em atenção psicossocial, uma em saúde da família); ainda temos a participação junto a residência multiprofissional em oncologia e em saúde da criança em parceria com o Hospital Escola. Implantamos o Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Enfermagem.

A Faculdade de Enfermagem como unidade acadêmica da Universidade Federal de Pelotas constitui-se hoje como um espaço de formação de graduação, pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado), com vários projetos de extensão comunitária consolidados (através dos quais assistimos a comunidade, capacitamos pessoas), pesquisa (com núcleos de pesquisa sedimentados e em consolidação, grupo de pesquisadores em condições de captar recursos, realizar pesquisas e divulgar seus resultados em periódicos de expressão nacional e internacional). Estamos aptos a atender a imperiosa necessidade de formar pessoas competentes, críticas e capazes de contribuir para a construção do Sistema Único de Saúde, cuidando, liderando processos, gerenciando programas e instituições, contribuindo para o planejamento, implantação, avaliação de políticas de saúde.

A Direção da Faculdade de Enfermagem.

Profa. Dra. Luciane Prado Kantorski - Diretora.

Profa. Dra. Marilu Correa Soares - Vice-Diretora.